domingo, 11 de setembro de 2016

CINEMA: Escritores da liberdade



Filme: Escritores da liberdade
Lançamento: 27 de agosto de 2007 (2h04min)
Direção: Richard LaGravenese
Elenco: Hilary Swank, Patrick Dempsey, Ricardo Molina, entre outros
Gênero: comédia dramática
Nacionalidade: EUA

Confira a sinopse do filme no site do AdoroCinema

Tomei conhecimento do filme por um grupo de amigos, que muito me recomendaram. Fiquei curioso sobre a temática, visto que o título –Escritores da liberdade – não me ofereceu nenhuma sugestão mais clara. Outro detalhe: quem me indicou apenas disse “preste atenção no colar”. Se você já observou a capa, verá a protagonista com um lindo colar de pérolas. A capa é bem atraente.


Enfim, descobri que esse filme aborda a luta de uma professora com uma turma de integração em uma escola que era, em um passado recente, tida como modelo e, quiçá, de elite. Assim como todo professor novo na escola, somada à pouca experiência na área, a professora Gruwell se vê em conflito em face da desordem e descaso dos alunos com relação à educação.

“Quando eu tiver que defender um aluno no tribunal a batalha está perdida, a batalha deve começar na sala de aula.”

Ela não desiste. Conforme o tempo vai passando, ela vai percebendo as fragilidades, o calcanhar de Aquiles de cada um e elabora uma forma de abordagem de integração com a turma. Com isso, os alunos – penso que sem perceber no início – acabam aceitando-a como professora, visto que o comportamento deles abranda.


O que a professora não esperava era a reação/ação do pai e do marido com relação à sua escolha profissional. No entanto, todas as atitudes que ela tomava para ajudar seus alunos mudaram não apenas os adolescentes que ela ensinava, mudou a sua vida em vários aspectos.


Penso que o desfecho dessa história foi romantizado demais, apesar de um pouco previsível. Todavia, esse filme me trouxe várias reflexões, principalmente a de que os Estados Unidos não é aquele paraíso pintado por Hollywood. Foi possível perceber claramente as diferenças de classes, o racismo, o preconceito, as brigas raciais, elementos esses que contribuem para desregrar um povo sem esperanças.Indico esse filme a todos ligados à educação, principalmente professores, pois é uma história cativante, de superação e, principalmente, de escolhas.



2 comentários:

  1. Olá!

    Assisti esse filme essa semana na Netflix, já tinha assisto uma outra vez, mas não me lembrava muito dele. Adorei assistir de novo, foi um ótimo filme e como você, também me fez refletir sobre muitas coisas.

    Beijos.

    www.livrosecafe.com

    ResponderExcluir
  2. Quero muito assistir esse filme. Adorei a sua resenha e já vou procurar.
    Adorei seu blog, já seguindo.
    Mil Beijos,
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir